domingo, 31 de maio de 2015

SOS Natureza - Campanha Europeia

DIVULGAMOS:   https://www.naturealert.eu/pt

NÃO À ALTERAÇÃO DAS LEIS QUE PROTEGEM O AMBIENTE.



Na Europa existem leis fundamentais que têm como objetivo proteger o nosso património natural. A conservação da nossa natureza e vida selvagem estão dependentes destas regras.
Infelizmente, a Comissão Europeia está neste momento a considerar uma destruição destas leis, anulando anos de progresso em conservação da natureza.
Mas se um número suficiente de pessoas se juntar a nós, e disser que quer ver estas leis fortalecidas, juntos podemos impedi-los de enfraquecer a proteção da nossa vida selvagem.
A Comissão Europeia está a pedir a nossa opinião sobre o assunto, e este é o momento de nos fazermos ouvir.
Este processo de consulta da Comissão incide sobre diversos assuntos, e as respostas sugeridas em baixo apoiam a proteção da natureza.
Para ajudar a conservar a vida selvagem europeia, preencha os espaços em branco com os seus dados e clique em ATUE JÁ! Ao clicar está a concordar com as respostas que se encontram em baixo.

Assista também ao vídeo da campanha com a locução do Eduardo Rego e o apoio do Loving the Planet.
O vídeo da campanha já tem 1000 views, mas precisamos de mais pessoas a participar e a dizer 
NÃO À ALTERAÇÃO DAS LEIS QUE PROTEGEM O AMBIENTE.

Queremos também agradecer o apoio do Loving the planet e ao Eduardo Rego que deu voz a este vídeo e sem isso, ele não seria a mesma coisa.

As nossas respostas

  1. Pergunta 1. Que importância assume para si a preservação da natureza?

    Muito importante.
  2. Pergunta 2. Até que ponto conhece as medidas de preservação da natureza da UE?

    • Diretiva Aves: Conheço bastante bem.
    • Diretiva Habitats: Conheço bastante bem.
    • Rede Natura 2000 de zonas protegidas: Conheço bastante bem.
  3. Pergunta 3. Qual a importância das Diretivas Aves e Habitats para a preservação da natureza?

    Muito importantes.
  4. Pergunta 4. Os objetivos estratégicos das diretivas são adequados para a proteção da natureza na UE?

    Muito adequados.
    As Diretivas europeias para a Natureza (Aves e Habitats) existem para que se possa melhorar a riqueza natural dos habitats e espécies. A visão destas diretivas é apoiada por organizações para a conservação da Natureza em toda a União Europeia.
  5. Pergunta 5. A abordagem definida nas diretivas é adequada para a proteção das espécies e dos habitats na UE?

    Muito adequada.
    Estas diretivas ambientais impõem que os países da EU estabeleçam regras estritas para a proteção de aves selvagens e um diverso número de espécies ameaçadas, ao identificar e proteger áreas de habitats prioritários.
  6. Pergunta 6. As diretivas têm-se revelado eficazes na proteção da natureza?

    Muito eficazes.
    As áreas de riqueza natural protegida na Europa aumentaram exponencialmente graças às Diretivas. Diversos estudos científicos mostram que alguma vida selvagem começou a recuperar devido à proteção imposta ao abrigo das Diretivas.
  7. Pergunta 7. Qual a importância da rede Natura 2000 para a proteção das espécies e dos habitats ameaçados na UE?

    Muito importante.
    A Rede Natura 2000 abrange cerca de 27.000 áreas protegidas, o que representa 18% da UE e 4% dos seus mares, aproximadamente. A proteção destes locais é um dos principais motivos para a recuperação de algumas das espécies mais ameaçadas da Europa.
  8. Pergunta 8. Como estabeleceria uma comparação entre os custos e os benefícios da aplicação das Diretivas Aves e Habitats?

    Os benefícios da aplicação excedem largamente os custos.
    Estudos científicos evidenciam igualmente que os benefícios das Diretivas para a Natureza se sobrepõem aos custos inerentes à sua implementação. Para além de proteger a vida selvagem, os locais de Rede Natura 2000 providenciam diversos benefícios ao ecossistema, que direta e indiretamente chegam até nós.
  9. Pergunta 9. As diretivas incidem essencialmente na preservação da natureza, mas a sua aplicação exige que se tenham em conta outros aspetos. Considera que estes foram tidos em conta?

    • Aspetos económicos - Totalmente
    • Aspetos sociais - Totalmente
    • Aspetos culturais - Totalmente
    • Características regionais - Totalmente
    • Características locais - Totalmente
    Estas peças de legislação abrangem positivamente as preocupações socioeconómicas da Europa, estruturas de governação, preferências culturais locais e tradições.
  10. Pergunta 10. As políticas da UE nos domínios seguintes contribuem, em geral, para os objetivos das Diretivas Aves e Habitats?

    • Agricultura e desenvolvimento rural - Não
    • Pescas e assuntos marítimos - Poderiam contribuir mais
    • Coesão (regional) - Poderiam contribuir mais
    • Energia - Não
    • Transportes - Não
    • Ambiente - Sim
    • Indústria/empresas - Poderiam contribuir mais
    • Alterações climáticas - Poderiam contribuir mais
    • Saúde - Poderiam contribuir mais
    • Investigação e inovação - Poderiam contribuir mais
    Muitas questões da lei ambiental da UE apoiam as Diretivas, mas outras preocupam as organizações ambientais. A política agrícola da União Europeia promove a cultura intensiva e falha no que diz respeito à agricultura sustentável. Já a política energética, apesar das tentativas de promoção das energias renováveis, ainda apoia os combustíveis fósseis e subsidia os biocombustíveis, apesar do seu impacto negativo na biodiversidade. No que respeito à política dos transportes, estas têm apoiado uma política danosa de criação e localização de infraestruturas, sem respeito pelos habitats e espécies.
  11. Pergunta 11. As diretivas acrescentaram mais valor do que a legislação nacional ou regional neste domínio o poderia teria feito?

    Muito valor acrescentado.
    A Natureza ultrapassa fronteiras. Para que a sua conservação seja eficiente, é essencial que haja coordenação a nível internacional, e uma abordagem integrada ao nível da UE. As Diretivas toruzeram uma mudança dos esforços para conservar a Natureza na Europa.
  12. Pergunta 12. As diretivas acrescentaram valor económico (por exemplo, criação de emprego ou oportunidades comerciais associadas à rede Natura 2000)

    Muito valor acrescentado.
    Ao assegurar que as regras por elas impostas são transversais e têm como principal interesse a conservação, e ao potenciar o turismo para estas áreas protegidas, as Diretivas valorizaram significativamente a economia. Estima-se que o valor económico providenciado pela Rede Natura 2000 se situe anualmente entre os 200 e os 300 biliões de euros.
  13. Pergunta 13. As diretivas acrescentaram valor em termos de benefícios sociais (por exemplo, nos setores da saúde, da cultura, do lazer, do ensino)?

    Muito valor acrescentado.
    Graças às Diretivas, a riqueza natural dos habitats salvaguarda pela geração presente, assegura que as gerações futuras possam aprender e desfrutar desta. Há uma ligação evidente entre o contacto com a natureza e diversos benefícios mentais e físicos para a humanidade.
  14. Pergunta 14. Ainda se justifica a existência de legislação da UE para proteger as espécies e os habitats?

    Sim.
    As Diretivas foram implementadas para colmatar as falhas e inconsistências nas leis nacionais de proteção da natureza. Uma lei de nível europeu sobre a biodiversidade justifica-se agora mais que nunca. O próximo passo será o de assegurar que as Diretivas estão devidamente fortalecidas em todos os países da União Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente